quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A minha vírgula ...

"Você suavizou meu soco, amoleceu minha marcha e transformou minha dureza em dança. Você quebrou minhas pernas, me fez comprar um vestido cheio de rendas e babados, tirou as pedras da minha mão, eu te quero como meu ponto final." ( Tati Bernardi)
Particularmente , acho meio desnecessário falar de amor , não me interpretem como: o amor sendo desnecessário . É que quando o assunto é esse , acho meio inevitável as repetições , os clichês , as babuseiras literalmente.
Mas , voltando . A Tati escreve escandalosamente bem , fala com uma propriedade absurda sobre o amor e afins . Desse trecho lindo , me atrevo a modificar o fim , para melhor se adequar a minha vida , a minha história . No lugar de " te quero como meu ponto final" , eu uso "te quero como a minha vírgula".
Sou uma apaixonada , daquelas que desenha coraçãozinhos e mantém sonhos infantis , será que existe uma outra espécie de apaixonados? Entre outras coisas , penso em casamento , em cumplicidade , filhos , cachorros e plantinhas para cuidar , penso em envelhecer junto e todos os outros blablabla's . Não tenho medo de ser "besta" , os que julgam os outros "bestas"e cheios de ilusões românticas , na verdade em alguma gaveta secreta da mente , querem se tornar mulas , com corações ao invés dos olhos e pés nas nuvens (descrição um tanto desenho animado). Lamentável , que algumas pessoas se fechem para o amor , se tranquem em seus quartos , e só olhem para seus quadros do ex cafajeste , ex safado , ex que não correspondeu. Quem não acredita que pode dar certo , nunca fará dar certo.
Mas me nego a aceitar , que uma outra pessoa possa ser meu "ponto final". Um amor deve ser uma vírgula , e te acrescentar . Depois da vírgula , vem infinitas outras coisas , outros sonhos , mas essa precisa estar presente para organizar as frases , as fases . A vírgula é o auxílio , é o equilibrio , é ela que se faz presente para que as coisas possam ser construidas com tranquilidade . Ela que te apóia e te faz repousar por segundos , tomar fôlego e seguir escrevendo páginas da vida .
Quando um amor , uma pessoa se torna "ponto final" , também significa bloqueio , barreira , desculpa . Um ponto final te impede de seguir , de concluir , necessita de um novo paragráfo e novos parágrafos querem dizer que as ideias terminaram e que é melhor começar um novo assunto . Quero continuar tranquila , escrevendo sem pressa , sem medo da ortografia.
Eu te quero como minha vírgula , meu hífen , meu aposto , minha nota de rodapé . Eu quero escrever um artigo inteiro sobre o quanto é lindo esse amor e não me tornar chata e nem besta demais , por mais que eu seja .

3 comentários:

  1. Leticia

    adorei a sua "vírgula",
    a sua "pausa",
    a sua "nota de rodapé"
    o seu "equilíbrio".

    No início, eu estava concordando com a Tati,
    depois me rendi ao seu texto.
    E concordo com você, por que também não quero
    um amor com ponto final.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Concordo com muito daí.
    Amor é um assunto muito, muito... muito, inexplicável!

    beijo floor
    :*

    ResponderExcluir
  3. ei moça! muito bom seu texto... gostei muito da forma como uma argumenta e da maneira como tratou o ''amor'' :] assino embaixo de sua visão e proposta rs a estrada deve ir mais longe, barreiras, já existem muitas..

    bjs

    ResponderExcluir