segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tu me conhece?

Incrível , como sempre todo mundo tem uma opinião formadíssima sobre você. E mais incrível ainda , é que as pessoas nem te conhecem .São conhecidos que te viram uma vez na vida e já te adicionam na categoria "amigos" de algum site de relacionamento ,são teus colegas de faculdade que as vezes nem bom dia te dão, são amigos dos amigos, parentes distantes, aqueles desconhecidos íntimos que passam na rua por você todos os dias na mesma hora e no mesmo lugar , ou aqueles que almoçam sempre contigo no mesmo restaurante , eles nem sabem teu nome , mas se perguntados vão ter uma opinião sobre você , certamente. Muito gorda , branca demais , cara de metida , sem sal , magrela , exagerada ,as mais absurdas e complexas opiniões.


Eu só queria saber porque tanto bloqueio? Isso não é uma critica aos outros , é pessoal . Me incluo no grupo dos que tem opiniões , respostas e ideias pré estabelecidas , é como se ficassemos sempre na defensiva , esperando o pior das pessoas e não o melhor. Não sei nem teu nome , porém arrisco uma análise psicológica detalhada , incluindo até possíveis traumas na infância , em apenas 3 minutos. São sentimentos primitivos que crescem ao longo dos anos.


Felizmente o bloqueio não nasce com a gente , quando somos crianças não interessa se o amiguinho tem cabelo enroladinho , ou é filho do Fulano , ou usa tal marca de tênis , é só mais um amigo , independente da forma física , do intelecto , dos gostos. Entretanto , entre as primeiras palavras, gracinhas e engatinhadas , também são repassadas as primeiras noções básicas de preconceito. - "Não brinca com o gurizinho de rua porque ele é sujo".


Penso em quantas pessoas fantásticas deixei passar na minha vida, por estar bloqueada , presa nessa gaiola dos preconceitos, das opiniões pré e má estabelecidas de tudo e todos. São medos e pequenas vaidades que vão me afastando das pessoas .Por exemplo , o meu bloqueio e aversão logo gritam quando conheço alguém que "iscrevi açim totaumenti erado" , ou alguém que escuta hip hop , ou que se veste tipo mulher qualquer fruta . Enfim , é algo que não posso evitar , pré estabelecer que aquela pessoa não se encaixa , não serve , por mais que eu saiba que isso é errado e que o tal possa ser um amor de pessoa .


Porém , fui vitima do meu próprio veneno , e só a partir dai , repensei minhas atitudes e parei para escrever isso. Venho me irritando frequentemente com pessoas que me chamam de infantil , mimada , egoísta ,entre outros adjetivos queridos , não que isso tudo não seja um pouco verdade , o problema é pré conceberem isso antes mesmo de me conhecerem , de um dialogo decente comigo. O problema não é o julgamento , é o não conhecimento.


Como é que pode dizer que sou irritante se nem sequer ouviu minha voz ? Como pode me chamar de chata se não sabe nada sobre a minha vida ? Tu me conhece ? Conhecer realmente alguém vai muito além do banal e cotidiano "oi".Tem gente que vê meu albúm no Orkut e acha que já sabe tudo sobre a minha infância , pelo meu jeito de andar pode diagnosticar meus complexos , se chega a me perguntar as horas então , é capaz de detalhar a minha personalidade. Eu espero que as pessoas procurem fundamentar melhor suas opiniões sobre mim e sobre os outros também .Não sou só isso , ou só aquilo , tenho um contexto , sou na verdade um apanhado de qualidades e defeitinhos , só conhecendo realmente para gostar ou não. Também prometo que vou fazer minha parte , quando perguntada sobre uma pessoa que eu não conheço , vou me limitar ao singelo e prático: Não sei , não conheço!

Detesto prolixidade , mas o assunto merecia.

5 comentários:

  1. ADOREI o post! Também sou ré e vítima desse probleminha báásico. Aliás, acho que todo mundo é um pouco dos dois. Já fui taxada de tantas e tantas coisas por pessoas que sequer ouviram minha voz. Os adjetivos variam entre metida, esnobe, pseudo-intelectual, chata, insuportável. Inclusive, uma dessas pessoas que diziam tudo isso de mim, hoje é uma das minhas melhores amigas e ela sempre diz: - Gicka, que coisa! Eu te odiava! Tu tens muito cara de antipática!
    E assim inimizades e amizades vão sendo formadas diariamente. Pelo pré julgamento e, depois, na fase do conhecimento.

    De fato, esse assunto merecia! (:
    Beijos, Letícia!

    ResponderExcluir
  2. É meu amor...concordo plenamente!
    Lê meu último post. Incrível como a sintonia nunca acaba!
    Isso é a objetificação do ser humano. O mundo me assusta.

    Texto ótimo, tu é meu orgulho!

    te amo!

    ResponderExcluir
  3. ótimo teu blog, e esse post então... eu tava conversando com uns amigos sobre isso, e sobre julgar o outro sem conhecer... é muito fácil, assim como é muito fácil não querer conhecer e deixar aquela imagem pré estabelecido do outro permanecer na nossa vida e não nos soltarmos no mundo... e assim nos fecharmos, e o pior... passar adiante essa imagem ruim do outro... quando nem sabemos o seu nome.. mas dizemos "ah não sei, ele não me parece gente boa"... e acaba por influenciar mais um...

    que coisa né.. vim aqui só pra te dizer que tava desativado a moderação dos comentários do meu blog e eu não vi o teu.. fui ver hoje... me desculpa... tu podes me mandar um email dizendo o que queres, ou tirando duvidas sobre os Meus BonecRinhos... manda pra margie_ottporto@yahoo.com.br
    vou adorar!!!

    Beijoooca

    ResponderExcluir
  4. Se todo mundo se permitisse mais, quem sabe não seria possivel redescobrir um mundo melhor, mais amável?
    Penso exatamente como vc em relaçao a 'defensiva' humana. As pessoas andam muito rudes, não é mesmo?
    Tenho procurado dar chances para o bom convivio, espaço pra conhecer as pessoas de verdade e pra ser reconhecida tambem. Esse foi um dos motivos que me levaram a fazer um blog! ^^

    Adorei seu comentário, Letícia.
    Seu blog está fantastico!
    Fico tão feliz cada vez que encontro alguem que se parece comigo por aqui. To no comecinho e tá sendo super confortante ve pessoas que me apoiam, como vc! :D

    Vou te seguir.
    beeijo.

    ResponderExcluir
  5. Gurias , obrigada pela presença e pelo carinho de sempre ...

    ResponderExcluir