quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Releituras da vida!

Incrivel , como estamos sempre em fase de adaptação e em busca de novos objetivos , outras inquietações , somos sempre o irmão mais velho rindo dos planos infantis do caçula , sem perceber que ontem pensavamos da mesma forma . Na verdade , fomos criados para idealizar e planejar , e será sempre assim . Quando você para de buscar coisas novas e outros desafios , se acomoda e também perde um pedacinho do ser humano que se é. Mas engraçado mesmo , fora rir do irmão caçula , é lembrar das presepadas infantis , que não se distinguem muito das atuais presepadas.


No auge dos meus 5 anos , eu amava dançar É o Tchan (atire a primeira pedra quem nunca dançou na boquinha da garrafa) , porém o interessante é contar que o meu sonho era ser a nova loira do Tchan e achava sim que isso era uma profissão séria e respeitada.Com 7 anos , aí ja dentro de um padrão , eu brincava de professora , inclusive tenho algumas bonecas e ursinhos de pelúcia alfabetizados graças as minhas longas tardes de aulas dedicadas à eles , ensinar era um dom nato. Já com uns 8 anos , tive um caderno de desenhos e ali ( com meu amadorismo infantil ) , eu projetava plantas de casas e suas decorações , optei pela arquitetura , afinal era um dom nato.


Crescendo um pouco mais , descobri minha real vocação . No auge , da febre do karaokê , decidi que seria cantora , mesmo com essa minha bela voz de pato gripado , porque era realmente um dom nato. Por alguns anos da minha adolescência , pensei seriamente em não fazer nada e ser patrocinada eternamente pelo meu pai , afinal o ócio não era tão ruim assim. Logo depois , cai na real e voltei a pensar na fatídica pergunta: O que eu vou ser quando crescer? Então , por uma súbita e desconhecida vontade , quis ser enfermeira , até o dia que um amigo teve fratura exposta na perna. Definitivamente , meus planos com a enfermagem acabaram naquele mesmo dia.


Estava enfim no ano do vestibular e eu , como outros milhões de cabeças ocas por volta dos 17 anos , tive que escolher com toda minha "maturidade" , que profissão escolher , talvez para o resto da minha vida. Por uma série de influências e pensamentos equívocados , decidi ser jornalista esportiva e optei por prestar vestibular para Ed.fisica , este também era um dom nato. Porém , por incompetência , sorte , azar , destino , sei lá , acabei por cursar Direito . Sim , aquele mesmo , cheio de livros , leis , teorias , processos e gente arrogante e por incrível que pareça gosto de tudo (ou quase tudo)isso . Não tenho certeza se nasci para o Direito e vice versa , só o velho e sábio tempo para responder , se é enfim essa a tal vocação que procurei durante todos esses anos , porém espero que sim , que realmente seja um dom nato e que eu encontre finalmente a minha realização profissional. E se enfim , nada der certo , quem sabe abro um buteco.


Contudo , aprendi que o importante mesmo é estar em constante releitura própria e ir descobrindo os caminhos sem um mapa seguro e mesmo com todo o tumulto em volta , estar feliz pelo simples fato de ser. E afinal não é tão ruim assim , para quem queria ser a nova loira do Tchan.


"Segura o tchan
amarra o tchan
segura o tchan ,
tchan , tchan , tchan"
(Cumpadre Washington)

6 comentários:

  1. O bom da vida são as mudanças, mesmo.
    Vou te seguir também!
    Obrigada pelo comentário super lindo *-*
    haha
    beijão.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu também já quis ser loira do Tchan! haha.
    Eu já quis ser tanta coisa...
    Agora quero ser jornalista e tô na faculdade, daqui alguns anos eu posso mudar de ideia, né?! Vai saber...
    Beijos, adorei o texto! (mais uma vez)

    ResponderExcluir
  3. A vida nunca pode ser a mesma, mesmo que pareça.

    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  4. Sensacional.

    Li duas vezes e achei fantástico! Primeiro por que você escreve muito bem. Parabéns, Letícia. Segundo pela maneira madura, sincera e principalmente leve e serena de expor suas dúvidas e certezas absolutas de uma época passada em que pra você pareciam a coisa mais certa do mundo, mas que hoje olhando pra trás, podem ou chegam pra você de maneira absurda. Gostei demais de "Te ler" vou passar aqui outras vezes.

    Espero que dê tudo certo e que você siga estudando Direito e sendo feliz ao fazê-lo. E se não der certo, e você for abrir um boteco. Pois eu penso em abrir um diariamente, hahahahaha.

    Se cuida, moça! Adorei seu Blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Incrível como somos parecidas! Também quis ser a loira do tchan, professora e enfermeira. Depois de loira do tchan, eu quis ser apresentadora do TV UD (sabe aquele programa do shop time de eletrodomésticos, panelas, etc?).. haha! Já quis ser tantas coisas... De veterinária a cineasta. E acabei no Direito! Embora muitos digam que eu nasci pra isso, não acredito que seja meu dom nato. Só a vida pra dizer o que vai ser... Mas ainda espero cursar letras e jornalismo. :)
    Adorei o texto! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Má - Obrigada pela visita e sim estarei sempre te revisitando , me identifiquei muito com o que tu escreve tambem, um bjo!

    Carol - Incrivel , acho que todas as gurias que da nossa idade desejavam ser a nova loira do Tchan ( mesmo que secretamente) , é meio ridiculo e tal , mas faz parte das nossas infancias né , fazer o que ... Um beijao , obrigada pela presença de sempre!

    Camila - O bom mesmo é essa coisa de vida e melhor ainda é mudar de opinião sim ! Bjo

    Rato - Nem sei como agradecer os comentários , vou optar pelo pratico e sincero: muito obrigada! Fiquei muito feliz de saber que posso agradar e ser visitada por pessoas como tu tão perspicazes , um bjo e volte sempre!

    Gi - Fico feliz e aliviada de saber que compartilho com algumas pessoas coisas tão insanas (aparentemente) ... Bom mesmo é não ter medo e nem vergonha de mudar , de procurar o que realmente se encaixa ... "apresentadora do TV UD " ADOREI ISSO! ... Também penso em cursar História ... um beijão , obrigada pela leitura querida!

    ResponderExcluir